Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, cinema nas bibliotecas

segunda-feira, dezembro 2, 2013 @ 04:12 PM

A partir do dia 1° de dezembro de 2013, as bibliotecas públicas Roberto Santos, Viriato Corrêa, Monteiro Lobato, Cora Coralina e Pedro Nava fazem parte da grade do evento “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”. A programação promove leituras e exibição de filmes visando estimular um compromisso social ainda maior por parte da sociedade e de órgãos públicos com relação a essa problemática.

 

Todos os longa-metragens procuram ampliar o olhar do espectador para a prevenção e a erradicação dos maus tratos contra mulheres e meninas, abordando temas como a opressão que sofrem dentro de seus próprios lares, assédio sexual e a desvalorização profissional no ambiente de trabalho.

 

Os filmes, que serão exibidos gratuitamente por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, explanam sobre vários aspectos que permeiam a vida social e pessoal da mulher atualmente. Os efeitos da influência da mídia e as dificuldades enfrentadas no cotidiano são alguns dos relatos que podem ser vistos na programação.

 

Programação completa

Flor do deserto

(Desert Flower, Alemanha/Áustria/França, 2009, 124 min). Dir.: Sherry Hormann. Com Timothy Spall, Sally Hawkins, Juliet Stevenson e outros. +14 anos.
Filme autobiográfico da modelo internacional Waris Dirie, vítima, quando menina, da mutilação genital praticada na Somália e que denunciou ao mundo essa prática cruel e ignorante.
BP Roberto Santos. Dia 1º, 16h
BP Viriato Corrêa. Dia 6, 15h

 

Cairo 678
(678, Egito, 2010, 110 min). Dir.: Mohamed Diab. Com Nahed El Sebaï, Nelly Karim, Maged El Kedwany e outros. +14 anos.
Três mulheres egípcias com vidas completamente diferentes se unem para combater o machismo que impera no Egito contemporâneo.
BP Roberto Santos. Dia 1º, 18h
BP Viriato Corrêa. Dia 7, 15h

 

Pelos meus olhos
(Te Doy Mis Ojos, Espanha, 2003, 102 min). Dir.: Icíar Bollaín. Com Luis Tosar, Candela Peña, Chus Gutiérrez e outros. +16 anos.
História de uma mulher, vítima de violência doméstica, que foge de casa levando o filho.
BP Cora Coralina. Zona Leste. Dia 3, 15h. Após a exibição, debate com Mária Lúcia da Silveira (doutora em sociologia e assessora de ações temáticas da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres)
BP Roberto Santos. Dia 6, 19h
BP Viriato Corrêa. Dia 14, 15h

 

Elvis e Madona
(Brasil, 2010, 105 min). Dir.: Marcelo Laffitte. Com José Wilker, Simone Spoladore, Igor Cotrim e outros. +14 anos.
A partir de um encontro inusitado, surge a história de amor entre uma entregadora de pizzas masculinizada e um travesti que sonha montar um show.
BIJ Monteiro Lobato. Centro. Dia 4, 15h
Após a exibição, debate com Márcia Rocha (travesti e advogada integrante da Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da OAB/SP)

Terra fria

(North Country, EUA, 2005, 126 min). Dir.: Niki Caro. Com Charlize Theron, Sean Bean, Michelle Monaghan e outros. +16 anos.
Primeiro caso de processo judicial por conta de assédio sexual nos EUA.
BP Cora Coralina. Dia 4, 15h
BP Pedro Nava. Dia 5, 16h
BP Roberto Santos. Dia 6, 16h

 

Preciosa – Uma história de esperança
(Precious, EUA, 2009, 109 min). Dir.: Lee Daniels. Com Amina Robinson, Chyna Layne, Gabourey Sidibe e outros. +16 anos.
Maltratada pela mãe e violentada pelo pai, moça negra cresce pobre, analfabeta e obesa. Aos 16 anos, grávida do segundo filho, ela resolve estudar em uma escola alternativa e mudar sua vida.
BIJ Monteiro Lobato. Dia 6, 15h
BP Viriato Corrêa. Dia 7, 17h

Imagem mulher

(Brasil, 2012, 57 min). Dir.: Maristela Sanches Bizarro. Com Sandra Regina Alves, Norma Cubillos, Ana Cláudia Martins e outros. Livre.
O documentário questiona os estereótipos impostos às mulheres e o impacto que estes exercem na vida de cada uma.
BP Pedro Nava. Dia 6, 16h. Após a exibição, debate com Norma Cubillo (assistente social e servidora da Secretaria de Cidadania e Ação Social de Mauá)


Amor?

(Brasil, 2010, 100 min). Dir.: João Jardim. Com Ângelo Antônio, Eduardo Moscovis, Júlia Lemmertz e outros. +14 anos.
Mistura poética de documentário com ficção sobre relações amorosas que envolvem alguma forma de violência, como ciúme, culpa, paixão e poder.
BP Viriato Corrêa. Dia 6, 17h
BP Roberto Santos. Dia 8, 18h

 

Acusados
(The Accused, EUA/Canadá, 1988, 111 min). Dir.: Jonathan Kaplan. Com Jodie Foster, Kelly McGillis e outros. +14 anos.
Vítima de estupro enfrenta o sistema penal dos EUA para provar sua inocência. Antes do longa-metragem, será exibido o curta “Nem com Uma Flor”.
BP Roberto Santos. Dia 8, 16h
BP Viriato Corrêa. Dia 14, 17h

 

Fonte: prefeitura de São Paulo